VOCÊ PODE COLOCAR PNEUS MAIORES EM SEU VEÍCULO?
Se você está se perguntando: “Posso usar pneus maiores no meu carro?” a resposta geralmente é: “Depende”. Antes de comprar aquele novo jogo de rodas, há algumas coisas que você deve saber sobre como colocar pneus maiores em um carro.
Embora existam muitos benefícios de pneus maiores, os compradores em potencial devem considerar como os pneus maiores afetam a estabilidade, segurança, economia de combustível e precisão do velocímetro do veículo — entre outros prós e contras essenciais de aumentar o tamanho dos pneus em caminhões e SUVs.
Confira também em nosso blog: Quanto tempo os pneus devem durar? 6 fatores a considerar.
PNEUS MAIORES, RODAS MAIORES OU AMBOS?
Sempre recomendamos que você siga as recomendações do fabricante do seu veículo para seleção e dimensionamento de pneus. No entanto, alguns motoristas optam por se desviar ligeiramente do tamanho original do pneu e da roda de seu veículo para fins de desempenho ou estilo.
TAMANHO GRANDE
O tamanho maior envolve a instalação de rodas com diâmetro maior com um pneu de perfil baixo com o mesmo diâmetro do original — o que significa que não afeta a distância ao solo ou o velocímetro. Em alguns casos, o tamanho maior ajuda a melhorar as capacidades de desempenho nas curvas e manuseio de um veículo. No entanto, na maioria das situações, isso é puramente uma escolha estilística. Nossos técnicos especializados podem ajudá-lo a orientá-lo sobre se e como os pneus do seu veículo devem ser de tamanho maior.
AUMENTO DE TAMANHO
O upsizing envolve o desvio do tamanho do pneu recomendado pelo fabricante, instalando pneus com diâmetro maior em rodas do mesmo tamanho ou maiores. O aumento de tamanho afeta o velocímetro, o que significa que requer a reprogramação do computador do veículo.
Além disso, pneus maiores pesam no conjunto da roda — o que pode afetar a economia de combustível e sobrecarregar desnecessariamente o trem de força e os freios. Se planejados ou instalados incorretamente, os pneus de tamanho maior também podem esfregar a cavidade da roda, as pinças de freio ou a estrutura do veículo, desgastando potencialmente as peças contra as quais eles raspam.
Na Pneu Curitiba, geralmente recomendamos não aumentar o tamanho dos pneus do seu veículo.
O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ COLOCA PNEUS MAIORES NO SEU CARRO?
É melhor seguir as diretrizes do fabricante do veículo para seleção e dimensionamento de pneus, pois os pneus de tamanho certo ajudam a manter a estabilidade e o desempenho adequados. Se você decidir trocar o tamanho original dos pneus, certifique-se de que os novos pneus atendam ou excedam a capacidade de carga do veículo com a pressão de inflação adequada e considere se os pneus mais altos afetarão os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista.
Além disso, verifique antes se os pneus maiores que você deseja são compatíveis com o tamanho de suas rodas e aros e se não roçam bem nas pinças ou nas laterais da roda.
Quando você coloca pneus maiores em seu carro, SUV, crossover ou caminhonete, você aumenta a folga do veículo — aumentando a rotação da carroceria e a transferência de carga, o que pode afetar negativamente o equilíbrio e a velocidade do seu carro.
PRÓS E CONTRAS DE PNEUS MAIORES EM CAMINHÕES E SUVS
PRO: MAIOR FOLGA
Talvez o benefício mais significativo dos pneus maiores seja a distância extra que eles criam entre o chassi do carro e o solo. Isso é particularmente importante para os entusiastas do off-road que precisam de espaço extra para limpar terrenos acidentados.
Uma distância maior também ajuda os motoristas a enxergar mais longe dentro e fora da estrada. Dependendo de suas necessidades, atualizar o tamanho do pneu pode significar a instalação de pneus maciços de 40 polegadas (1,02 m) que podem atravessar pedregulhos ou simplesmente adicionar alguns centímetros extras de diâmetro.
CONTRA: CUSTOS ADICIONADOS E AJUSTES
Aumentar o tamanho dos pneus do seu caminhão é mais complicado do que apenas instalar pneus maiores nas rodas e encerrar o dia. Em alguns casos, você terá que instalar novas rodas compatíveis com seus pneus maiores. Se os pneus que você deseja forem muito grandes para o poço da roda, talvez seja necessário instalar um elevador ou kit de nivelamento para abrir espaço para eles, o que pode afetar a obtenção de serviços adequados de alinhamento de rodas no futuro.
Embora novos aros e kits de elevação sejam muitas vezes uma adição desejável e moderna para pneus maiores, eles também representam custos adicionais que você deve levar em consideração em sua decisão!
Além disso, um conjunto de pneus maiores significa que você precisará ajustar o velocímetro e, possivelmente, os dados-alvo da pressão dos pneus para refletir com precisão a velocidade correta, as milhas corretas correspondentes percorridas e qualquer mudança de PSI-alvo com suas novas rodas.
Não há muito o que mudar com o TPMS além de trocá-lo pelas novas rodas e reaprender as posições, se necessário. Apenas alguns veículos permitem acesso ao Módulo de Controle Eletrônico (ECM) para alterar o tamanho do pneu no computador, de forma que reflita no odômetro e no velocímetro.
PRO: MELHOR DESEMPENHO OFF-ROAD
Alguns acreditam que, como os pneus maiores resultam em maior distância ao solo, eles oferecem um manuseio off-road superior. No entanto, encontrar pneus todo-o-terreno ou de tração máxima no tamanho certo para o seu caminhão ou SUV também pode beneficiar seu desempenho fora do caminho comum. Com bandas de rodagem mais profundas e largas para aderir a terrenos irregulares e soltos, os pneus de tração máxima são resistentes o suficiente para ir aonde quer que a trilha o leve!
CONTRA: MENOR ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL
Todo esse pneu extra pode reduzir seriamente a economia de combustível. Pneus maiores e mais agressivos são ótimos para trilhas no interior, mas podem ser barulhentos e ineficientes em estradas pavimentadas. Um piso mais profundo e largo pode aumentar a resistência ao rolamento do seu veículo, o que significa que seu carro tem que trabalhar mais para superar a “aderência” de toda aquela tração extra.
PRO: PERSONALIZAÇÃO E APELO DO FREIO
Pneus maiores — geralmente acompanhados de aros maiores e suspensão mais alta — são uma tendência popular entre os caminhoneiros. Enquanto algumas pessoas querem as vantagens off-road que vêm com pneus maiores, às vezes as rodas grandes têm tudo a ver com estilo. Atualizar o tamanho do pneu é uma maneira de personalizar a aparência de sua máquina de dirigir.
CONTRA: MUDANÇA NO MANUSEIO
Naturalmente, o aumento da altura dos pneus maiores significa que você tem um centro de gravidade mais alto. Isso muda o manuseio do seu veículo aumentando a rotação da carroceria e a transferência de carga. Em alguns casos, você pode sentir menos estabilidade ao frear e fazer curvas — especialmente se estiver viajando em alta velocidade. Além disso, quaisquer alterações na altura do percurso e em alguns ângulos de alinhamento podem resultar na necessidade de recalibração dos Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista.
CON: GARANTIA POTENCIAL ANULADA
Pontos de estilo à parte, alguns fabricantes desaconselham explicitamente o aumento dos tamanhos dos pneus do seu veículo. Além disso, algumas montadoras anularão a garantia do seu veículo se você decidir modificar a suspensão com pneus maiores e um kit de elevação.
PNEUS MAIORES AFETAM O VELOCÍMETRO?
Modificar seu carro com pneus maiores alterará a precisão do velocímetro. Isso ocorre porque parte da leitura do velocímetro é medida pela revolução de seus pneus, com base na circunferência do pneu.
Ao instalar pneus maiores, se o velocímetro não for recalibrado para a circunferência aumentada dos pneus novos, ele não exibirá a velocidade correta. Você precisará de um técnico para ajustar a marcha do velocímetro ou reprogramar o computador do veículo para compensar a alteração no tamanho do pneu, se aplicável.
Com isso o blog Pneu Curitiba espera ter tirado algumas dúvidas para ajudar na sua decisão de trocar os pneus do seu veículo substituindo-os por um modelo maior.
0 comentários