SERVIÇO DE BALANCEAMENTO E SUSPENSÃO DE CARROS EM CURITIBA

Os pneus do seu veículo não apenas ajudam a levá-lo de um lugar para outro, mas também desempenham um papel crítico para garantir a segurança de você e de seus passageiros na estrada.

É por isso que é tão importante fazer todo o possível para manter os pneus do seu carro em ótimas condições.

Incluí-los na rotina de manutenção preventiva do seu veículo ajudará você a fazer exatamente isso.

A rotação e o balanceamento regulares dos pneus são dois serviços fáceis que ajudarão a garantir que os pneus do seu veículo sejam seguros para dirigir, garantir o desempenho ideal dos pneus e ajudar a proteger seu investimento em pneus novos.

Este guia abrangente de rotação, suspensão e balanceamento de pneus abordará tudo o que você precisa saber sobre esses importantes serviços de manutenção para seu carro.

 

SERVIÇO DE BALANCEAMENTO E SUSPENSÃO DE PNEUS EM CURITIBA

Serviço de rodízio para pneus

Cada um dos pneus do seu veículo está sujeito a vários níveis ou tipos de estresse, fazendo com que todos se desgastem em taxas diferentes. 

Mas fazer um serviço rotineiro de rotação de pneus ajudará a maximizar a vida útil de seus pneus, garantindo um desgaste mais uniforme da banda de rodagem.

Trocando os pneus

Para um serviço de rodízio de pneus, o mecânico retirará cada conjunto pneu/roda do seu veículo e o moverá/girará de uma posição no veículo para outra, muitas vezes movendo os pneus dianteiros para a traseira do veículo e os pneus traseiros para a frente. 

Ou, às vezes, o mecânico moverá os pneus do lado do motorista para o lado do passageiro e os pneus do lado do passageiro para o lado do motorista. 

Para alguns veículos, o rodízio dos pneus envolverá uma combinação dos dois movimentos, movimentando os pneus em um padrão “x”. O padrão exato depende se o seu veículo tem tração dianteira ou traseira e qual movimento foi usado em seu último serviço de rotação.

 

Se houver dois pneus bons e dois pneus gastos, os melhores pneus serão geralmente colocados na parte traseira do veículo para ajudar a evitar o rabo de peixe, independentemente de o veículo ter tração dianteira, traseira ou nas quatro rodas.

Enquanto seu veículo estiver na oficina de pneus para fazer o rodízio dos pneus, o mecânico também os inspecionará visualmente, verificando se há outros problemas que possam afetar a segurança ou o desempenho dos pneus. 

O mecânico irá:

  • Examinar o desgaste do piso em cada pneu;
  • Verificar cada pneu quanto a danos ou objetos estranhos;
  • Verificar a pressão de ar de cada pneu e ajuste conforme necessário;
  • Apertar todas as porcas soltas da roda.

Detectar problemas menores com antecedência pode ajudar a evitar que eles se tornem um grande problema no futuro (que equivale à necessidade de substituição do pneu).

Os mecânicos especializados da PNEU CURITIBA podem realizar o rodízio dos pneus de seu carro de maneira rápida e adequada, informar se há algum problema e ajudá-lo a selecionar os pneus de reposição mais adequados para seu veículo.

Benefícios do rodízio rotineiro de pneus

O rodízio de pneus é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de ajudar a proteger a banda de rodagem dos pneus do seu veículo e a segurança e eficiência do seu veículo na estrada. Alguns dos benefícios específicos das rotações regulares dos pneus incluem o seguinte:

  • Assegurando uma distribuição uniforme do desgaste do piso nos pneus;
  • Evitando a ocorrência de “escavação” na banda de rodagem;
  • Reduzindo o estresse adicional em outros componentes (especialmente nos sistemas de suspensão e freio);
  • Ajudando a manter o manuseio ideal e a segurança do veículo;
  • Garantindo o consumo ideal de combustível (economizando seu dinheiro!).

Sem rotações regulares dos pneus, um padrão de desgaste profundo, irreparável e desigual pode se desenvolver nos pneus do seu carro, diminuindo seu manuseio e fazendo com que ele puxe para um lado durante a condução, ambos perigosos. 

Além disso, como os pneus gastos sobrecarregam o motor do veículo, isso pode levar à diminuição da eficiência do combustível.

Cronograma de Rotação de Pneus:

Quando os pneus do seu veículo são relativamente novos, a banda de rodagem mais profunda é mais suscetível ao desgaste desigual. É por isso que recomendamos que os pneus mais novos sejam rodados na marca de 5.000 milhas (ca. 8.047 km).

Para pneus com mais de 5.000 milhas (ca. 8.047 km), é melhor manter um cronograma de rotação a cada 6.000 a 8.000 milhas (ca. 12.875 km) para promover um desgaste uniforme da banda de rodagem e maximizar a vida útil do pneu. 

Um bom hábito a ser adquirido é efetuar o rodízio e a inspeção dos pneus do carro durante a mesma consulta de serviço para a troca de óleo e filtro de rotina.

Serviço de balanceamento de pneus:

As imperfeições normais de fabricação e o desgaste diário podem causar desequilíbrios de peso nos pneus do seu carro. 

Quando um ou mais pneus estão desbalanceados, pode haver vibração no volante, assento ou assoalho, especialmente em velocidades mais altas.

Uma vibração no volante geralmente indica um desequilíbrio em um ou ambos os pneus dianteiros, enquanto uma vibração no assento geralmente indica um desequilíbrio na roda traseira. 

Pneus desbalanceados também se desgastam mais rápido ou desigualmente, levando a uma redução na economia de combustível.

Balanceando os pneus:

O balanceamento de pneus é como um ajuste para o conjunto roda/pneu do seu carro. Esse serviço garante que o peso seja distribuído uniformemente ao redor da circunferência da roda. 

Quando estiver, os pneus rodarão suavemente, desgastar-se-ão de forma mais uniforme e durarão mais tempo. Embora seja um serviço rápido, requer experiência e precisão de especialistas.

Durante um serviço de balanceamento de pneus, removeremos os conjuntos roda/pneu e os montaremos um de cada vez em equipamentos de balanceamento especializados. 

Este equipamento permite ao mecânico identificar eventuais desequilíbrios. O mecânico anexará pequenos pesos de chumbo, geralmente pesando frações de uma onça, em locais precisos ao aro da roda para corrigir os desequilíbrios e, em seguida, remontará as rodas/pneus no veículo.

O balanceamento dos pneus deve ser verificado a cada dois anos, no mínimo. Se você dirige regularmente em estradas esburacadas, deve verificar o equilíbrio anualmente.

Cronograma de balanceamento de pneus:

Traga seu veículo para a PNEU CURITIBA, nossos mecânicos especializados ajudarão na manutenção, geometria e balanceamento de seus pneus se:

  • Você sente uma vibração no volante, assento ou assoalho;
  • Seu veículo apresenta desgaste desigual na banda de rodagem, especialmente em um padrão de escavação;
  • Você mandou consertar um pneu;
  • Você mandou instalar pneus novos;
  • Você não faz o balanceamento de pneus há muito tempo.

Muitas vezes, recomendamos que o serviço de rodízio e balanceamento de pneus seja feito simultaneamente, pois ambos exigem a remoção das rodas/pneus.

A diferença entre balanceamento de pneus e alinhamento de pneus:

Os termos “balanceamento de pneus” e “alinhamento de pneus” são frequentemente confundidos. Ambos os serviços ajudam a maximizar o desempenho, a dirigibilidade e a segurança dos pneus, mas são, na verdade, duas coisas diferentes.

O balanceamento de pneus garante que o peso de um pneu seja distribuído uniformemente e que os conjuntos roda/pneu estejam girando na estrada corretamente.

Como alternativa, com um serviço de alinhamento de pneus (também conhecido como alinhamento de rodas), os ângulos de direção das rodas são verificados e ajustados conforme necessário, garantindo que seu veículo esteja em linha reta durante a condução e ajudando a evitar desgaste prematuro/irregular da banda de rodagem.

Maneiras adicionais que você pode ajudar a manter os pneus do seu veículo:

Como você pode ver, a rotação regular e o balanceamento dos pneus ajudarão significativamente a garantir desgaste uniforme e desempenho ideal dos pneus do seu carro pelo maior tempo possível. 

Existem algumas coisas adicionais fáceis que você pode fazer para prolongar significativamente a vida útil dos pneus do seu carro, subsidiando ainda mais os benefícios que esses serviços de manutenção de pneus fornecerão, incluindo:

  • Manter a pressão de ar adequada: Esta é a maneira mais fácil de ajudar a prolongar a vida útil dos pneus do seu veículo. Verifique a pressão do ar pelo menos uma vez por mês e com mais frequência se estiver rodando muitos quilômetros com o veículo.
  • Inspeção frequente dos pneus: quanto mais cedo coisas como furos, sulcos ou objetos embutidos forem detectados, maior a chance de reparo do pneu. Portanto, certifique-se de inspecionar os pneus de perto a cada duas semanas.
  • Evitando perigos: Evite dirigir sobre pavimentos irregulares, buracos e outros perigos da estrada, tanto quanto possível. Isso ajudará a evitar desequilíbrios nos pneus e problemas de alinhamento que podem causar desgaste desigual da banda de rodagem.
  • Evite o excesso de peso: Certifique-se de ficar abaixo da capacidade máxima de carga dos pneus ao transportar cargas pesadas ou rebocar.

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Quando você precisar de rotação e balanceamento profissional de pneus para seu veículo, visite os especialistas da PNEU CURITIBA. Nossos experientes mecânicos certificados podem ajudar a garantir que você obtenha o melhor desempenho dos pneus do seu carro, além de fornecer um nível de serviço incomparável.

Nossa equipe pode ajudar a determinar o cronograma adequado de manutenção dos pneus do seu veículo com base no tipo de pneu e nos seus hábitos de direção.

Com a rotação e balanceamento de pneus, nos especializamos em uma gama completa de serviços para pneus e rodas para ajudar a manter seu veículo seguro na estrada, incluindo:

  • Alinhamentos de roda
  • Conserto de pneu furado
  • Reparação do sistema de monitorização da pressão dos pneus (TPMS)
  • Nova instalação de pneus

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Perguntas frequentes sobre rotação e balanceamento de pneus

Com que frequência você deve fazer o rodízio dos pneus?

O piso mais profundo em pneus novos e relativamente novos é muito mais suscetível ao desgaste desigual. É por isso que é recomendável fazer um rodízio de pneus na marca de 5.000 milhas (ca. 8.047 km) para pneus mais novos.

Para pneus que ultrapassaram 5.000 milhas (ca. 8.047 km), um cronograma de rotação de pneus a cada 6.000 a 8.000 milhas (ca. 12.875 km) deve ser seguido para garantir um desgaste uniforme da banda de rodagem e ajudar a maximizar a vida útil do pneu. 

Um bom hábito de manutenção do veículo é efetuar o rodízio e o balanceamento dos pneus durante o mesmo compromisso de serviço da troca de óleo e filtro de rotina.

Como sei se meus pneus precisam fazer rodizio?

A melhor forma de saber com certeza se está na hora de fazer o rodízio dos pneus é fazer a inspeção por um profissional. 

Mas, enquanto isso, existem alguns sinais de alerta a serem observados que podem indicar que você precisa fazer um rodízio de pneus. Esses incluem:

1. Pneus individuais com desgaste desigual: Verifique atentamente a banda de rodagem dos pneus. A necessidade de rodízio de pneus geralmente se apresenta como um desgaste desigual da banda de rodagem em pneus individuais. Isso também pode indicar que seu veículo está desalinhado.

Ao olhar para os pneus, você verá pequenas pontes horizontais entre os sulcos da banda de rodagem. À medida que o piso se desgasta, essas barras horizontais ficam mais niveladas com o pneu. 

Os pneus devem ser substituídos antes que essas barras fiquem totalmente niveladas. Mas, se você notar que a banda de rodagem de um ou mais pneus está se desgastando mais rapidamente do que do outro, mande inspecionar o veículo; um rodízio de pneus provavelmente precisa ser feito.

2. Desgaste irregular da banda de rodagem da frente para trás : Outra coisa a verificar é o desgaste dos pneus do eixo dianteiro em comparação com os pneus do eixo traseiro do veículo. Se a banda de rodagem de um conjunto de pneus estiver mais gasta do que a do outro, você deve fazer o rodízio dos pneus.

3. Vibrações ou tremores: Em condições ideais, você não deve sentir nenhuma vibração ou tremor incomum ao dirigir seu veículo. Se começar a vibrar, mesmo em velocidades mais altas, pode indicar que os pneus estão desgastados de forma desigual. Neste caso, o tremor e/ou vibração será mais frequentemente sentido no volante.

A expectativa de vida dos pneus do seu veículo depende em grande parte do tipo específico de pneus, seus hábitos de direção, tipo de veículo, etc. Manter o serviço de rodízio de pneus de rotina ajudará significativamente a prolongar a vida útil de seus pneus.

Qual é o som de um pneu desbalanceado?

Existe uma gama de sons que podem ser produzidos por um pneu desbalanceado.

 Dependendo exatamente de quão desequilibrado está, você pode ouvir um zumbido leve ou até mesmo um rugido alto e vibrante.

Esses ruídos ocorrem porque o ponto pesado no pneu/roda faz com que a roda oscile enquanto gira. Essa oscilação gera uma vibração, que causa o ruído que você ouve. Geralmente, quanto mais alto e severo o ruído, mais desbalanceado está o pneu.

O rodízio de pneus afeta o alinhamento?

Embora ambos os serviços ajudem a promover o desgaste uniforme dos quatro pneus, um rodízio de pneus não afetará o alinhamento das rodas do veículo. Assim, você não precisa ter o alinhamento ajustado toda vez que os pneus forem rodados.

No entanto, ainda é importante seguir o cronograma recomendado sobre quando fazer esses dois serviços. 

Eles não apenas ajudarão a prolongar a vida útil de seus pneus, mas também ajudarão a identificar quaisquer outros problemas que possam estar presentes. 

Por exemplo, se o seu veículo estiver desalinhado, geralmente é perceptível quando o rodízio dos pneus está sendo feito.

Quanto tempo leva para alinhar um pneu?

Normalmente, o balanceamento de pneus é um processo rápido e direto. Lembre-se de que a maioria dos fabricantes de pneus recomenda equilibrar os quatro pneus durante a visita de serviço, se os pneus tiverem rodado por 7.000 milhas (ca. 11.265 km) ou mais.

Em média, leva entre 30 e 45 minutos para equilibrar os quatro pneus.

Pode demorar um pouco mais se um pneu precisar ser girado na roda ou se o método de balanceamento da força da estrada for usado. O tipo de veículo e o estado dos próprios pneus também podem influenciar no tempo de serviço.

Para evitar aumentar o tempo de espera geral em uma loja de pneus, é sempre uma boa ideia agendar um horário para serviço de balanceamento de pneus. 

Se você simplesmente entrar em uma loja quando eles estiverem ocupados, talvez seja necessário esperar um pouco antes que a loja chegue ao seu veículo.

É normal meu volante tremer após o rodízio dos pneus?

Não é incomum sentir algumas vibrações no volante após a rotação do pneu, mas geralmente desaparece nas primeiras 50 milhas (ca. 80 km) após o serviço.

Se a vibração não melhorar ou for severa, pode ser devido a algumas coisas diferentes, incluindo:

1. Desequilíbrio dos pneus: A causa mais comum de um volante que treme após o rodízio dos pneus, especialmente ao dirigir em altas velocidades, é um pneu desbalanceado. Um pequeno desequilíbrio que não causa vibração em baixas velocidades se tornará mais perceptível à medida que você acelera. Frequentemente, quando um pneu desbalanceado é girado do eixo traseiro para o eixo dianteiro, a vibração piora. Um ligeiro desequilíbrio em um pneu traseiro é muito menos perceptível do que um pneu/roda conectado ao volante.

2. Desgaste desigual dos pneus devido ao desalinhamento do veículo: O desgaste desigual dos pneus é outro motivo comum para uma leve vibração no volante após o rodízio dos pneus. Pequenas vibrações e/ou trepidações geralmente diminuem depois que os pneus se desgastam em suas novas posições.

No entanto, o desgaste irregular dos pneus é muitas vezes resultado do desalinhamento do veículo e, se não for corrigido, apenas um rodízio de pneus não resolverá o problema. Portanto, se você não realiza um serviço de alinhamento há algum tempo e está sentindo vibração após o rodízio dos pneus, considere a possibilidade de realizar um alinhamento.

3. Rotores de freio empenados: vibração e trepidação durante a frenagem após um serviço de rodízio de pneus geralmente são causados ​​por rotores de freio empenados que tiveram suas porcas apertadas demais. Nesse caso, a vibração/tremor acontecerá quando as pastilhas de freio pulsarem contra o rotor empenado para tentar parar o veículo.

Normalmente, as porcas têm uma configuração de torque necessária. Quando uma chave de torque é usada corretamente, ela identifica quando o torque suficiente é aplicado e quando parar de apertar as porcas para proteger os rotores, prisioneiros e porcas contra danos.

Lembre-se de que qualquer coisa além de uma vibração muito leve não é normal. Se você tiver vibração proeminente e persistente, especialmente se piorar em velocidades mais altas, considere o rebalanceamento e alinhamento dos pneus. Esses serviços de manutenção de pneus abordam as causas principais da trepidação/vibração do volante.

Quanto tempo você pode dirigir com pneus desbalanceados?

Dirigir com pneus desbalanceados pode ser arriscado, mas nem todos podem consertá-los imediatamente. De modo geral, você pode dirigir com pneus desbalanceados por dois a três meses. No entanto, você não deve esticá-lo por muito mais tempo do que isso.

O perigo não está apenas no próprio pneu desbalanceado, mas pode causar problemas que podem ser perigosos. Esses incluem:

1. Impacto perigoso no manuseio: A consequência mais importante dirigir com pneus desbalanceados é o risco à segurança. Pneus desbalanceados podem causar perda de tração, dificultando o controle do veículo. Isso pode levar a um acidente e, em casos extremos, até à morte.

2. Desgaste excessivo dos pneus: Pneus desbalanceados exercem muita pressão sobre a roda e sobre o próprio pneu. Isso causa maior desgaste no eixo e desgaste desigual na banda de rodagem. Esse desgaste aumentado e desigual pode causar problemas no manuseio do veículo ou até mesmo o estouro do pneu. Ter que substituir pneus ou peças de suspensão será muito mais caro do que balancear os pneus.

3. Impacto perigoso no sistema de suspensão: Duas das principais funções do sistema de suspensão são reduzir qualquer vibração do veículo e proporcionar uma condução confortável. Uma vez que pneus desbalanceados causarão uma vibração cada vez maior, a pressão exercida sobre o sistema de suspensão também aumentará, levando a mais danos ao veículo.

O aumento do desgaste neste sistema também tornará seu veículo menos seguro para dirigir. Lembre-se, o custo de consertar o sistema de suspensão será muito maior do que o custo de balancear os pneus.

4. Vibração consistente: Dirigir com rodas desbalanceadas causará uma vibração consistente não apenas no volante, mas em todo o veículo, o que afetará seu conforto no veículo enquanto estiver na estrada.