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SERVIÇO DE TROCA DE ÓLEO

AUTOCENTER CURITIBA

O óleo do motor lubrifica as peças mecânicas que se movem no motor, além de ajudar a limpar, resfriar e proteger o motor. Siga as recomendações do fabricante do veículo, quando aplicável, para trocas de óleo com base em seus hábitos e condições de direção individuais.

TROCA DE ÓLEO AUTOMOTIVO EM CURITIBA

    Você conta com seu veículo para ir do ponto A ao ponto B diariamente. Sua capacidade de realizar isso depende do motor e de seus componentes conectados funcionando sem problemas.

    O óleo do seu motor desempenha um papel crucial nisso. É por isso que é tão importante garantir que seu veículo tenha óleo de motor limpo, permitindo que ele faça seu trabalho corretamente.

    É aqui que entra o serviço regular de troca de óleo.

    Incluir uma troca de óleo em sua rotina de manutenção preventiva é uma das maneiras mais fáceis e baratas de prolongar a vida útil do seu motor.

    Mas, questões como quando trocá-lo ou que tipo de óleo usar podem tornar as coisas confusas rapidamente.

    Mostraremos o que você precisa saber sobre a troca de óleo do carro e ajudará a esclarecer algumas das confusões.

     

    TROCA DE ÓLEO CURITIBA, LOJA DE PNEU CURITIBA

    O QUE É REALIZADO DURANTE A TROCA DO ÓLEO

    Você sabe que uma troca de óleo é vital para manter seu motor funcionando em ótimas condições e que envolve colocar óleo novo e limpo no veículo. Mas, você sabe exatamente o que acontece durante um serviço de troca de óleo?

    Não importa se você está recebendo uma troca de óleo convencional ou uma troca de óleo totalmente sintético, o serviço em si, será o mesmo (a única diferença é o tipo de óleo que você selecionar). Aqui está exatamente o que acontece durante uma troca de óleo de serviço completo:

    O nível e a condição do óleo são verificados:

    O nível atual do óleo do motor e a condição do óleo existente serão verificados para indicar em que condições outros componentes podem estar. Níveis baixos de óleo às vezes podem apontar para um vazamento que também pode precisar ser resolvido.

    O óleo velho é drenado:

    Seu veículo será levantado para que o técnico acesse o cárter de óleo e o bujão de drenagem de óleo na parte inferior do motor. O bujão de drenagem será removido e o óleo velho será drenado do motor e descartado adequadamente.

    Remoção do filtro de óleo antigo:

    Os filtros de óleo não duram para sempre e devem ser substituídos a cada troca de óleo. 

    Portanto, assim que o óleo antigo for drenado, o filtro de óleo antigo será removido e descartado adequadamente.

    Instalação de um novo filtro de óleo:

    Após remover o filtro antigo, o técnico colocará o bujão de drenagem e o cárter de óleo de volta no local adequado e garantirá que todos os componentes ao redor do filtro de óleo estejam limpos e livres de óleo velho e sujo. 

    A junta do novo filtro de óleo será então lubrificada, o novo filtro será instalado e o filtro será preparado com óleo novo.

    Novo óleo é colocado no veículo:

    Após a colocação do novo filtro, dependendo do tipo de veículo/motor, até 5 litros de óleo novo serão despejados no motor.

    Lubrificação do chassis: 

     Uma vez colocado o novo óleo e filtro de óleo, serão lubrificadas as partes do chassis do veículo que frequentemente se esfregam, especialmente as próximas dos pneus e as que envolvem o controlo e direção do veículo. Isso evita o desgaste prematuro das peças devido ao excesso de fricção.

    Inspeção multiponto:

    O técnico realizará então uma inspeção multiponto do veículo. Isso cria a oportunidade de detectar quaisquer outros problemas que possam estar presentes antes que se transformem em grandes problemas, bem como completar os fluidos do veículo, conforme necessário.

    Tipos de óleo de motor

    Nem todo óleo de motor é criado igual. Vários tipos diferentes de óleo podem entrar em um motor. Todos eles têm diferentes níveis de viscosidade (espessura), fornecendo níveis variados de proteção do motor e custos diferentes. Os quatro tipos são:

    Óleo convencional

    O termo “óleo padrão” refere-se ao óleo convencional, sendo um óleo mineral bruto completamente natural. Embora seja parcialmente refinado para melhorar sua viscosidade e propriedades protetoras, não é tão refinado quanto outros tipos de óleo.

    O óleo convencional é a opção mais econômica para proteger seu motor e ainda é eficaz para ajudar a manter seu carro funcionando sem problemas. 

    Mas, como não é tão refinado, não fornecerá os mesmos níveis de desempenho que você pode obter dos óleos sintéticos e ficará mais sujo e com lama mais rapidamente.

    Óleo totalmente sintético

    Alternativamente, o óleo sintético é altamente refinado e totalmente fabricado em laboratório ou fábrica. Este tipo de óleo fornece o mais alto nível de proteção do motor. Devido ao seu processo de fabricação altamente controlado e padrões rigorosos, este óleo contém os melhores elementos de óleo e aditivos.

    Em comparação com o óleo convencional, o óleo de motor totalmente sintético geralmente é mais caro. Para uma troca de óleo sintético, geralmente você pode esperar pagar um extra de R$ 20 a R$ 40, dependendo de quanto óleo seu veículo requer. 

    Porém, o óleo sintético dura mais e também pode suportar intervalos de quilometragem mais longos.

    Óleo de Mistura Sintética

    Combinando os melhores aspectos dos dois mundos, o óleo sintético é uma mistura híbrida de óleo convencional e óleo totalmente sintético. Este óleo captura alguns dos benefícios de ambos os tipos de óleo.

    O óleo de mistura sintética oferece melhor proteção e desempenho do motor do que o óleo convencional, mas não tanto quanto o óleo totalmente sintético. 

    Também durará um pouco mais do que o óleo convencional. 

    Quando se trata de custo, o óleo de mistura sintética geralmente é mais acessível do que o totalmente sintético, mas um pouco mais caro do que o óleo convencional.

    Óleo de alta quilometragem

    Semelhante ao óleo de mistura sintética, o óleo de alta quilometragem foi criado especificamente para motores com mais de 75.000 milhas (ca. 120.701 km). 

    Este óleo contém aditivos exclusivos que fornecem proteção extra para motores mais antigos, ao mesmo tempo, em que evitam a evaporação do óleo e melhoram o desempenho geral.

    Esses aditivos incluem limpadores especializados, condicionadores de vedação, modificadores de viscosidade e agentes anticorrosivos.

    Motores com maior quilometragem combatem o aumento da queima de óleo e corrosão, o que pode levar ao aumento do desgaste do motor.

    Portanto, o óleo de alta quilometragem oferece a proteção extra necessária para ajudar a prolongar a vida útil do motor.

    Com que frequência você deve trocar o óleo do seu veículo.

    A rotina de manutenção recomendada varia conforme o tipo de veículo e os hábitos de direção. 

    O manual do proprietário do seu veículo é o primeiro lugar para procurar o cronograma de troca de óleo sugerido pelo fabricante. As recomendações podem variar de 3.000 a 10.000 milhas (ca. 16.093 km) em condições normais de direção.

    Como mencionamos acima, o tipo de óleo de motor usado também afeta a frequência com que você pode precisar de uma troca de óleo. 

    Por exemplo, se o seu motor tiver óleo totalmente sintético, as trocas de óleo serão menos frequentes do que com óleo convencional e geralmente precisarão ser feitas a cada 5.000 a 7.500 milhas (ca. 12.070 km).

    Porém, o óleo do seu motor pode perder sua eficácia ainda mais rapidamente se sua direção regular incluir:

    • Frequentes viagens curtas ou parar e ir para o tráfego.
    • Condução de alta quilometragem
    • Temperaturas mais altas (como experimentamos aqui no Texas)
    • Transportar cargas pesadas ou rebocar com frequência.

    Aqui na PNEU CURITIBA, recomendamos trazer seu veículo para uma troca de óleo a cada 3.000 a 5.000 milhas (ca. 8.047 km). 

    Isso garante que o óleo do seu motor tenha o melhor desempenho e que quaisquer problemas menores sejam detectados antes que se tornem grandes problemas.

    Mantenha seu carro funcionando da melhor maneira possível com trocas de óleo de alta qualidade.

    Na PNEU CURITIBA, podemos responder a quaisquer perguntas que você possa ter sobre uma troca de óleo, bem como sobre qualquer outro serviço automotivo. 

    Nossos técnicos certificados, também podem ajudar a determinar o tipo de óleo e o cronograma de serviço mais adequado para o seu veículo.

    Procurando uma troca de óleo em CuritibaSomos a sua resposta. 

    Motoristas em toda Curitiba confiam na equipe de pneus e automóveis da PNEU CURITIBA para manutenção e reparo de veículos especializados com os melhores preços, tudo apoiado por um atendimento ao cliente inigualável.

    Perguntas frequentes sobre troca de óleo

    Devo obter um serviço de troca de óleo para o meu carro uma vez por ano ou deve ser mais frequente?

    A melhor fonte de informação é o manual do proprietário do seu carro. O manual estabelecerá cronogramas sugeridos para trocas de óleo e muitos outros serviços recomendados para seu carro. Em geral, sugerimos que você agende uma troca de óleo a cada 3.000 milhas (ca. 4.828 km) ou três meses, o que ocorrer primeiro. Alguns outros fatores a serem considerados incluem:

     

    • O tipo de óleo que você usa: O óleo sintético não precisa ser trocado com tanta frequência quanto o óleo convencional.
    • Seus hábitos e necessidades de direção: Rebocar ou carregar cargas pesadas ou fazer viagens curtas frequentes degradam a qualidade do óleo mais rapidamente.
    • Clima: Temperaturas mais altas (ou qualquer clima extremo) farão com que o óleo se desgaste mais rapidamente, resultando em trocas de óleo mais frequentes.

    Muitos veículos hoje têm sensores embutidos que lembram quando um serviço é devido. Não os ignore! Eles acompanham os quilômetros percorridos e podem até sentir as condições de direção.

    Que outros sinais me alertam de que é hora de trocar o óleo?

    É uma boa prática verificar seu próprio óleo entre os serviços agendados na PNEU CURITIBA. Preste atenção a ruídos, cheiros ou luzes de advertência incomuns ou novos. Marque uma consulta para uma verificação de diagnóstico se vir, ouvir ou cheirar:

     

    • Óleo espesso e/ou escuro
    • Ruídos de batida ou tique-taque vindos do motor
    • A luz de troca de óleo está acesa
    • fumaça de escapamento azul
    • Cheiro de óleo dentro da cabine

    Talvez você tenha perdido uma troca de óleo programada. Não se arrisque se algum desses sinais aparecer. Agende uma troca de óleo o mais rápido possível para proteger seu motor de mais danos.

    Como eu mesmo verifico o óleo do meu carro?

    Veja como verificar o óleo do seu carro:

     

    1. Deixe o carro esfriar primeiro, incluindo a vareta.
    2. Puxe a vareta para fora e limpe-a com um pano.
    3. Coloque a vareta de volta, certificando-se de que está completamente dentro novamente.
    4. Retire-o e verifique o nível do óleo na vareta.
    5. Observe a marca de óleo na vareta e compare-a com as marcas de nível de óleo ALTO e BAIXO.
    6. Além disso, observe a cor do óleo. Se estiver com uma cor leitosa ou se você puder ver pequenos pedaços de metal no óleo, leve seu carro a um mecânico.
    7. Adicione óleo, se necessário (mas lembre-se de que “reabastecer” o óleo não substitui a troca de óleo).

    Se o nível do óleo estiver muito baixo, é melhor levar o carro a uma oficina da PNEU CURITIBA e pedir aos técnicos que verifiquem se há vazamentos.

    O óleo sintético é realmente melhor que o óleo convencional?

    Sim, o óleo sintético é melhor para o motor do seu carro. 

    O óleo convencional fornece desempenho de lubrificação adequado, mas não fornece o desempenho geral do motor e a proteção fornecida pelos sintéticos.

     

    O óleo totalmente sintético é fabricado em um laboratório ou fábrica. 

    Não é feito de petróleo bruto que sai do solo como o petróleo convencional. O óleo sintético resiste a altas temperaturas, resiste à quebra e dura mais do que o óleo convencional. Dá o mais alto nível de proteção ao motor do seu carro.

    Posso mudar de um tipo de óleo para outro?

    Sim, embora seja melhor usar o tipo de óleo recomendado no manual do proprietário. Não destruirá um motor para trocar, mas verifique com um dos especialistas em óleo da PNEU CURITIBA se tiver alguma dúvida.

    Que tipo de óleo devo colocar no meu carro?

    Como sempre, verifique o manual do proprietário do seu carro. 

    Isso definirá qual óleo é melhor para o motor em sua marca e modelo. Aqui estão algumas outras considerações:

     

    1. Que tipo de veículo você dirige? O motor de um carro esportivo funcionará melhor com um óleo projetado para ele. Mas se você possui um caminhão para transportar e rebocar cargas pesadas, o óleo usado deve proteger o motor do aumento da tensão exercida sobre ele.
    2. Quantos anos tem o carro e qual a quilometragem? Esses fatores também farão a diferença. Os carros mais novos hoje em dia geralmente exigem óleo sintético, mas um motor antigo e de alta quilometragem exigirá um óleo feito para proteger os componentes mais antigos que estão se desgastando.
    3. Como você usa o veículo e qual é o clima onde ele é usado? Temperaturas extremas podem significar que seu carro requer óleo diferente em diferentes estações. Viagens curtas e puxar cargas pesadas impõem outras exigências ao motor. Cada um desses fatores deve ser considerado ao escolher um óleo.

    É necessário trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo?

    Você tomaria um banho e vestiria a mesma roupa? Provavelmente não. Este é o mesmo caso para um filtro de óleo limpo. 

    Por que colocar óleo limpo no motor, mas deixar um filtro sujo no carro? 

    Com o tempo, um filtro fica tão sujo que o óleo que tenta circular pelo sistema não consegue passar. Um filtro bloqueado com detritos e lodo só levará a um motor superaquecido e isso leva a avarias e reparos caros.

    Os carros mais antigos precisam de trocas de óleo mais frequentes?

    Sim. O desgaste do motor com o tempo leva à necessidade de trocas de óleo mais frequentes. 

    Quanto mais tempo um motor opera, maior a diferença entre o desempenho ideal e o desempenho real. Mais óleo é necessário por causa disso, significando simplesmente que o óleo precisa ser trocado com mais frequência.

     

    O tipo de motor em um veículo geralmente determina a necessidade de trocas de óleo mais frequentes também. 

    Por exemplo, um diesel operando sob alta pressão e temperatura gera emissões especiais e outros subprodutos do motor que podem contaminar o óleo. 

    Mudanças de óleo mais frequentes são necessárias para proteger o motor contra desgaste prematuro.

    Qual é o melhor óleo para um carro de alta quilometragem?

    Motores com alta quilometragem possuem algumas necessidades especiais. 

    Os óleos sintéticos de alta quilometragem fornecem condicionador de vedação extra, proporcionando melhor proteção às vedações gastas. 

    Esses óleos também contêm intensificadores de vedação e aditivos que irão minimizar vazamentos internos e externos de óleo do motor.

    O que acontece se você não trocar o óleo do seu carro?

    Coisas ruins acontecem, desde uma garantia anulada até uma falha no motor. Então, sim, é tão importante!

    O óleo lubrifica e protege todas as partes móveis do motor do seu carro. Trocar o óleo é a maneira mais econômica de manter seu carro funcionando de forma confiável e com desempenho máximo por mais tempo.

     

    Aqui estão algumas das consequências de não acompanhar as trocas regulares de óleo:

    • GARANTIA DO VEÍCULO ANULADA
      A não manutenção do seu carro conforme as especificações de fábrica pode anular a garantia. Definiremos um cronograma que funcione para você e manteremos a documentação de todas as suas trocas de óleo.
    • MÁ DESEMPENHO DO MOTOR O
      óleo limpo fornece melhor lubrificação e também um motor mais limpo. Uma troca de óleo e filtro de óleo remove aditivos, detergentes e dispersantes que transportam sujeira e detritos para o filtro de combustível. Um filtro entupido coloca toda essa sujeira de volta no motor. O motor trabalha mais para passar por toda essa sujeira e isso afeta o desempenho do carro e a eficiência do combustível.
    • FALHA COMPLETA DO MOTOR
      Se a borra circular pelo motor por tempo suficiente, o motor superaquecerá. Isso leva a uma junta queimada ou ao travamento total do motor. O investimento que você fez na compra do carro acabou.

    É fácil trocar o óleo do meu carro sozinho?

    Sim, mas tenha cuidado. Você arrisca perder um vazamento de óleo, usar o filtro ou óleo errado, ou ter problemas para encontrar o parafuso e o filtro do cárter. 

    Uma troca de óleo é uma tarefa complicada e leva mais tempo do que você esperaria. Se você mesmo trocar o óleo, certifique-se de ter o equipamento certo. Sempre que você estiver em um veículo, um desastre pode acontecer.

    Não se esqueça: você terá que descartar o óleo usado conforme as leis locais.

    O que acontece com o óleo de motor usado?

    Obrigado por se preocupar com o nosso meio ambiente! Essa é uma boa pergunta.

    O óleo de motor usado deve ser reciclado e reutilizado. Se você mesmo trocar o óleo, tenha cuidado ao manusear e descartar o óleo drenado. O manuseio ou descarte incorreto de apenas uma troca de óleo pode contaminar o abastecimento de água potável para até 50 pessoas.

    Você precisará descartar o óleo usado em oficinas mecânicas locais, locais de coleta de lixo ou locais de lixo do governo para reciclagem. 

    Drene e recicle também os filtros de óleo usados. Você pode deixá-los no mesmo local que o óleo usado.