VEJA O QUE PODE ACONTECER SE A BATERIA DO SEU CARRO ACABAR ENQUANTO DIRIGE

VEJA O QUE PODE ACONTECER SE A BATERIA DO SEU CARRO ACABAR ENQUANTO DIRIGE: A bateria do seu carro ajuda a alimentar muitas funções elétricas dentro do veículo, incluindo ligar o carro, iluminar as luzes do painel e alimentar o sistema de áudio e acessórios. Se a bateria do seu carro acabar enquanto dirige, você […]
PNEU CURITIBA, PNEUS CURITIBA, LOJA DE PNEU CURITIBA, LOJA DE PNEUS CURITIBA, FORNECEDOR DE PNEUS CURITIBA, FORNECEDOR DE PNEUS CURITIBA, OFERTA DE PNEUS CURITIBA, OFERTA DE PNEU CURITIBA, PROMOÇÃO DE PNEUS CURITIBA, PROMOÇÃO DE PNEU CURITIBA

Escrito por PNEU CURITIBA

On 19/01/2023
"

Saiba Mais

VEJA O QUE PODE ACONTECER SE A BATERIA DO SEU CARRO ACABAR ENQUANTO DIRIGE: A bateria do seu carro ajuda a alimentar muitas funções elétricas dentro do veículo, incluindo ligar o carro, iluminar as luzes do painel e alimentar o sistema de áudio e acessórios. Se a bateria do seu carro acabar enquanto dirige, você pode ficar parado na beira da estrada, ou pior, no meio dela. 

Não deixe que uma bateria descarregada o impeça de seguir seu caminho! Saiba o que acontece se a bateria acabar durante a condução, o que fazer a seguir e como ajudar a evitar que esse problema ocorra.

POR QUE A BATERIA É IMPORTANTE?

Entender a bateria do seu carro e como ela funciona é essencial. Ao ligar o veículo, ocorre uma reação química na bateria, convertendo a energia química em energia elétrica. Este choque de eletricidade é enviado para o motor de partida para acionar o motor. Em seguida, ele é enviado para outros componentes elétricos, como velas de ignição, injetores de combustível, faróis, alternador e muito mais.

Assim como as baterias do seu smartphone, uma bateria de carro que funciona o tempo todo sem ser recarregada pode acabar rapidamente. O alternador ajuda a mitigar esse problema gerando eletricidade que recarrega a bateria enquanto o veículo está em funcionamento. No entanto, a bateria deve ser capaz de manter a energia que o alternador fornece primeiro para que esses componentes funcionem em uníssono. Sua função combinada é o motivo pelo qual você pode dirigir a noite toda com os faróis acesos sem nenhum efeito prejudicial na bateria. 

Quando esses componentes estão funcionando corretamente e em uníssono, eles criam um suprimento de eletricidade que mantém o veículo funcionando. Mas se um dos componentes for danificado ou falhar, você pode começar a sentir os sintomas abaixo.

SINAIS DE QUE SUA BATERIA PODE ACABAR:

Então, você sabe que a bateria é essencial, mas o que acontece quando ela está prestes a acabar? Existem vários sinais que você pode notar se a bateria e/ou o alternador estiverem com problemas.

  • Problema ao iniciar: ao tentar dar partida no veículo, pode demorar para dar partida ou não dar partida
  • Faróis piscando: embora existam várias causas possíveis para esse problema, seus faróis dependem da energia da bateria para funcionar. Se a bateria estiver acabando, você pode experimentar faróis piscando ou escurecendo. Por outro lado, só porque os faróis acendem não significa necessariamente que a bateria tem a capacidade de ligar o motor.
  • Luz indicadora de bateria iluminada: Essas luzes nem sempre apontam para uma bateria fraca, mas geralmente indicam um problema elétrico, como a bateria não estar sendo carregada corretamente.
  • Potência reduzida para sistemas elétricos internos: seu rádio, luzes, vidros elétricos ou teto solar podem parar de funcionar, escurecer ou diminuir a velocidade.
  • Energia reduzida para acessórios: seu telefone ou outros acessórios elétricos podem não carregar quando conectados ao carro.

Outros indicadores de uma bateria de carro morrendo podem ser encontrados neste guia: 5 sinais inconfundíveis de que a bateria do carro está falhando.

O QUE ACONTECE SE A BATERIA ACABAR DURANTE A CONDUÇÃO?

Talvez você tenha notado sinais de que sua bateria está acabando, mas não teve tempo de resolver o problema. Se a bateria não carregar durante a condução, mas o alternador estiver funcionando corretamente, o carro pode continuar funcionando enquanto estiver em trânsito. No entanto, talvez você não consiga ligar o veículo depois que ele for desligado. 

Mas se o alternador não estiver funcionando corretamente e a bateria acabar, seu carro pode eventualmente perder energia e parar ou desligar completamente. Então, sua bateria pode acabar enquanto o carro está funcionando? Absolutamente. E, muitas vezes, esse problema é causado por uma combinação de problemas no alternador e na bateria.

Se você notar algum dos sintomas mencionados acima (ou seja, luz de advertência da bateria acesa, energia reduzida para acessórios, etc.), ou se você está se perguntando o que fazer se a bateria do seu carro acabar enquanto dirige, a solução é simples. 

CUIDADOS PREVENTIVOS:

Então, o que você pode fazer para não ficar preso com uma bateria descarregada? Faça das verificações da bateria e do alternador uma parte da manutenção regular do seu carro! Você também pode verificar se algum assassino de bateria comum pode estar em jogo:

  • Idade: as baterias não duram para sempre e geralmente devem ser substituídas a cada 3-5 anos. Verifique o cronograma de manutenção sugerido pelo fabricante para ter certeza.
  • Problema do alternador: se o alternador não estiver puxando seu peso elétrico, ele pode não carregar a bateria e, eventualmente, descarrega-la. Por outro lado, se a bateria estiver em mau estado por muito tempo, pode fazer com que o alternador trabalhe horas extras, causando danos potenciais. Esteja atento a quaisquer problemas do alternador para ajudar a evitar uma bateria de carro descarregada durante a condução.
  • Temperatura: temperaturas extremas podem afetar a vida útil e o desempenho de curto prazo da bateria. Se você mora em algum lugar frio ou extremamente quente, certifique-se de que sua bateria seja inspecionada regularmente.
  • Drenagem parasita da bateria: pode ser tão simples quanto uma luz no porta-malas acesa durante a noite ou um carregador de telefone puxando muita eletricidade por um longo período de tempo enquanto o veículo está desligado. Também pode ser mais complexo, como um problema de fiação.

Além de verificar a saída da bateria, você pode examiná-la visualmente. Inchaço, estouro da caixa e corrosão excessiva podem indicar que a bateria está no fim de sua vida útil. 

EVITE PROBLEMAS DE BATERIA COM A AJUDA DA PNEU CURITIBA.

Você está perdendo energia ou apenas deseja verificar a integridade da bateria? Passe na PNEU CURITIBA e nossos técnicos profissionais ajudarão no que você precisar – desde a manutenção e teste da bateria do carro até a substituição e muito mais. Agende sua consulta hoje!

 

Postagens Relacionadas

Prolongar a Vida Útil dos Pneus

Prolongar a Vida Útil dos Pneus

Importância dos pneus para a segurança do veículo Os pneus são componentes essenciais para a segurança do veículo, pois são responsáveis por garantir a aderência ao solo e a estabilidade durante a condução. Além disso, eles também contribuem para o conforto e a...



0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INSCREVA-SE PARA RECEBER ATUALIZAÇÕES

Fique por dentro de nossas matérias e dicas mais recentes.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder