O QUE ACONTECE QUANDO VOCÊ DIRIGE COM UM PNEU FURADO?
Não há nada pior do que sofrer uma grande explosão em seu pneu enquanto dirige pela estrada. Embora os pneus furados nem sempre possam ser evitados, ficar à frente do desgaste geral dos pneus pode evitar alguns reparos bastante caros. Saiba como dirigir com um pneu furado pode afetar negativamente seu carro e o que você deve fazer se isso acontecer com você, com esse conteúdo especial preparado pelo blog Pneu Curitiba.
O QUE CAUSA PNEUS FURADOS?
Pneus furados podem ocorrer por vários motivos e, embora nem sempre possam ser evitados, ficar à frente do desgaste geral dos pneus pode evitar alguns reparos bastante caros. Preste atenção especial à pressão e profundidade do piso dos pneus e evite dirigir sobre eles além de sua vida útil. Outras causas de pneus furados que nem sempre estão sob seu controle podem incluir perfurações de objetos estranhos, como parafusos e vidros industriais, vazamentos lentos e perigos na estrada, como buracos e estradas irregulares.
QUÃO LONGE VOCÊ PODE DIRIGIR?
A resposta é simples — dirigir em distâncias curtas com um pneu furado raramente é uma boa ideia, mas pode ser a coisa mais segura a fazer para afastar você e seu veículo do tráfego intenso e veloz. Se ocorrer esse problema enquanto você estiver na estrada, tente minimizar o tempo gasto dirigindo nela. Ligue as luzes de perigo, evite pisar nos freios e conduza lentamente o veículo até o local mais próximo e seguro. Em seguida, com a ajuda do manual do proprietário do carro ou da assistência na estrada, instale o sobressalente até localizar um local indicado para reparo ou substituição.
Se o seu veículo estiver equipado com pneus Run Flat, você pode dirigir até 80 quilômetros a 80 quilômetros por hora com um pneu furado — o que deve ser bastante tempo para levá-lo ao local de reparação mais próximo!
O QUE ACONTECE SE VOCÊ DIRIGIR COM UM PNEU FURADO?
MAIS DANOS AOS PNEUS
Um furo nem sempre é o fim de todos os pneus do seu veículo — a menos que você continue a dirigir com eles. Baixa pressão de ar, pequenos furos e outros problemas geralmente podem ser reparados sem a necessidade de comprar um novo conjunto.
Em resumo, evite dirigir desnecessariamente com os pneus vazios, pois isso pode aumentar o risco de expansão dos furos e danos irreparáveis na estrutura interna e externa tanto do seu veículo quanto dos pneus.
AROS TORTOS OU EMPENADOS
Ao dirigir com um pneu furado, você não apenas danifica a estrutura dos pneus, mas também concentra mais peso nas bordas do aro. Como esses componentes não devem tocar a superfície da estrada, eles podem ficar dobrados, empenados ou danificados permanentemente. Considerando que antes você poderia precisar de um simples reparo ou substituição de pneus, você poderia acumular reparos mais caros por ter que instalar novos aros.
DANOS GERAIS AO SEU VEÍCULO
Se você continuar dirigindo com um pneu furado e ele começar a se degradar, você poderá sofrer danos adicionais a vários componentes essenciais do seu veículo (ou seja, linhas de freio, rotores, peças de suspensão, para-lamas, etc.). O resultado — custos de reparo mais altos e maiores preocupações com a segurança para você, seus passageiros e outros motoristas na estrada.
RISCOS GERAIS DE SEGURANÇA
Seus pneus não são projetados apenas para manter seu veículo rodando suavemente. Eles suportam todo o peso do seu carro, aderem à estrada para que você tenha a tração adequada, permitem que você faça curvas e paradas com facilidade e muito mais.
Quando essas funções são comprometidas, elas podem colocá-lo em sério risco na estrada, limitando as habilidades de direção e o controle geral do veículo. Se você perceber que um pneu está furado, mantenha-se proativo contra esses perigos, consertando-os ou substituindo-os imediatamente.
CUIDADOS ADEQUADOS COM OS PNEUS
Para combater os pneus furados, implemente essas práticas recomendadas regularmente.
- Inspecione seus pneus quanto a rachaduras ou protuberâncias na superfície;
- Fique atento a perfurações ou objetos estranhos (parafusos, pregos, etc.)
- Evite cargas pesadas que sobrecarreguem os pneus;
- Evite direção agressiva e paradas bruscas;
- Mantenha a pressão adequada dos pneus;
- Substitua os pneus quando necessário;
- Obtenha rotações regulares de pneus;
Agora que você sabe o que acontece quando dirige com um pneu furado, você pode questionar sua decisão de continuar andando com eles sem trocar.
Confira também em nosso blog: Os 10 melhores pneus para Ford Ranger
0 comentários