COMO O CLIMA AFETA A PRESSÃO DOS PNEUS DO SEU VEÍCULO
Você não está imaginando coisas – a pressão dos pneus está mudando com o clima. À medida que as estações mudam e as temperaturas flutuam, você provavelmente experimentará níveis variados de PSI. Se você não for cuidadoso, isso pode levar a uma pressão excessiva ou insuficiente dos pneus. Combata os inconvenientes custos de reparo aprendendo como o clima afeta seus pneus e o que você pode fazer para mantê-los em excelentes condições de funcionamento através desse conteúdo exclusivo preparado pelo blog Pneu Curitiba.
POR QUE A PRESSÃO DOS PNEUS É IMPORTANTE?
Se a pressão do pneu estiver muito baixa ou muito alta, o desempenho do pneu pode ficar comprometido, aumentando a probabilidade de várias questões de segurança. O desequilíbrio do PSI também pode levar a desgaste prematuro, altos custos de substituição e baixa eficiência de combustível.
Para combater esses problemas, é importante aprender a verificar seu PSI para ajudar a manter os níveis adequados de pressão dos pneus. Dessa forma, você pode detectar possíveis problemas antes que eles criem problemas mais significativos.
POR QUE A PRESSÃO DOS PNEUS MUDA?
Quando as moléculas de ar experimentam temperaturas frias, elas se movem lentamente e ficam mais próximas – ocupando menos espaço físico. Em temperaturas mais quentes, as moléculas de ar se movem rapidamente e se espalham mais – ocupando mais espaço físico.
Quando as moléculas de ar dentro dos pneus esquentam, elas se expandem, muitas vezes levando ao aumento da pressão dos pneus.
Como você pode esperar, o oposto é verdadeiro para o ar frio. Se a temperatura externa cair repentinamente (como acontece durante a noite no outono e na primavera), o ar nos pneus pode se condensar, levando a uma perda de pressão.
A RELAÇÃO ENTRE PSI MUDA CONFORME A TEMPERATURA MUDA:
- Temperaturas mais altas = pressão mais alta e hiperinflação
- Temperaturas mais baixas = pressão mais baixa e sub inflação
FICANDO À FRENTE DA RELAÇÃO PRESSÃO-TEMPERATURA DOS PNEUS NO INVERNO
Durante os meses mais frios do inverno, você pode suspeitar que seus pneus estão com pouco ar no início da manhã. Muitas vezes, o calor da condução na estrada é suficiente para expandir o ar e restaurar os níveis de pressão adequados. Mas, às vezes, você precisa tomar mais medidas para manter seus pneus rolando com eficiência.
AQUI ESTÃO OS SINTOMAS DE PRESSÃO DOS PNEUS A SEREM OBSERVADOS NO INVERNO:
- A luz do seu TPMS está acesa? Se ele disparar alguns minutos depois de dirigir, você provavelmente atingiu uma pressão segura dos pneus. Se ele permanecer ligado durante a viagem, o atrito da estrada por si só pode não ser suficiente para aumentar a pressão dos pneus com eficiência (nesse caso, você deve adicionar ar aos pneus). Alternativamente, pode significar um vazamento ou furo.
- Seus pneus estão visivelmente furados? Se seus pneus parecem vazios, provavelmente estão.
- Você percebe aumento do ruído da estrada? A baixa pressão dos pneus pode alterar a forma como o peso do seu carro fica sobre os pneus, levando a um aumento do arrasto e a um ruído mais alto na estrada.
Então, como você combate a perda de pressão dos pneus devido à temperatura? Se você observar algum desses sintomas durante o inverno, tente adicionar mais ar aos pneus. Se esses problemas persistirem, você pode ter um vazamento em um ou mais pneus. É uma boa ideia que seus pneus sejam inspecionados e reparados por um profissional nesses casos.
A PRESSÃO DOS PNEUS AUMENTA COM O CALOR?
A variação da pressão dos pneus com as mudanças de temperatura sempre pode representar uma ameaça à segurança na estrada, mas o perigo de um pneu estourar pode aumentar durante os dias mais quentes do verão. Se seus pneus estiverem cheios demais devido ao calor, adicionar o atrito normal de rolar ao longo da estrada e navegar em terrenos acidentados pode até levar ao estouro de um dos pneus, em casos extremos.
AQUI ESTÃO ALGUNS SINAIS DE PNEUS CHEIOS DEMAIS NO VERÃO:
- Seus passos estão desgastando de forma desigual. Se o centro do piso dos pneus estiver se desgastando mais rápido do que as bordas, há uma boa chance de que eles estejam cheios demais.
- Seu TPMS liga depois que você dirige por 15 a 20 minutos. Se a pressão dos pneus estiver muito alta antes de dirigir o veículo, ela só poderá aumentar com o atrito da estrada. Se a luz do TPMS acender enquanto o carro estiver em operação, você precisará verificar a pressão dos pneus o mais rápido possível.
Quando a pressão dos pneus sobe quando a temperatura aumenta (e permanece muito alta), você simplesmente precisa liberar um pouco do ar dos pneus. Para fazer isso, remova a tampa da haste da válvula do pneu afetado e use uma pequena ferramenta para pressionar o pino dentro da válvula e liberar o ar.
Faça isso gradualmente e certifique-se de parar e verificar a pressão PSI do pneu toda vez que pressionar o pino para garantir que não deixe sair muito ar. Substitua a tampa da haste da válvula e continue monitorando seus pneus com verificações visuais em dias quentes.
VARIAÇÃO DA PRESSÃO DOS PNEUS COM A TEMPERATURA: SEJA PROATIVO
Dirigir com os pneus calibrados corretamente é essencial para manter o bom funcionamento do veículo. Ajude a manter você e seus passageiros seguros monitorando de perto as variações de pressão dos pneus com as mudanças de temperatura.
Confira também em nosso blog: Veja o que pode acontecer se a bateria do seu carro acabar enquanto você dirige.
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