Amortecedor Volkswagen Dianteiro Cofap – GP32986
Amortecedor Volkswagen Dianteiro Cofap – GP32986 – (Código do Produto: GP32986)
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Amortecedor Volkswagen Dianteiro Cofap - GP32986 - (Código do Produto: GP32986)
Amortecedores pressurizados (Gás)
São amortecedores semelhantes aos hidráulicos, porém com algumas diferenças importantes:
O ar é substituído internamente pelo gás nitrogênio (gás inerte) a baixa pressão, injetado no momento da fabricação do amortecedor;
O selo de vedação ou retentor é especial para esse tipo de amortecedor. Possui um lábio para prevenir a entrada de pó ou sujeira e dois lábios que previnem o vazamento do óleo. A base do selo é flexivel, funcionando como uma válvula de retorno do gás, mantendo a pressão de gás somente no tubo reservatório.
Os amortecedores pressurizados proporcionam rodagem confortável e elevado nível de controle e estabilidade.
Vantagens dos amortecedores pressurizados (Gás)
A presença do gás nitrogênio evita a formação de bolhas de ar no óleo - as bolhas são formadas quando os amortecedores alcançam altas temperaturas ou quando há movimentação intensa da suspensão. Esse processo de formação de bolhas de ar no óleo do amortecedor é denominado aeração ou cavitação. Durante sua ocorrência há uma leve perda momentânea de carga do amortecedor.
A pressão do gás nitrogênio no tubo reservatório pressiona o óleo para o tubo de pressão, mantendo-o sempre cheio, sem a presença de bolsas de ar. Isso auxilia na preparação do amortecedor antes da sua instalação.
O gás nitrogênio produz uma ação mais rápida no trabalho do amortecedor. Durante a movimentação de abertura e fechamento do amortecedor a pressão do gás nitrogênio pressionará constantemente o óleo a preencher os espaços livres decorrentes do movimento do pistão, produzindo uma reação quase instantânea aos amortecedores. Como resultado, o desempenho do amortecedor é mais constante e melhora ainda mais o contato do pneu com o pavimento, trazendo melhor dirigibilidade e segurança.
O que é um amortecedor?
O amortecedor é um componente do sistema de suspensão dos veículos.
A estabilidade, conforto e segurança ficam diretamente comprometidos se os amortecedores não estiverem atuando corretamente. Isto é verificado pela dificuldade no controle do veículo em curvas, freadas, pulos descontrolados das rodas e desgaste prematuro ou irregular dos pneus e demais componentes da suspensão.
Quando deve trocar?
O desgaste natural dos amortecedores, causado pelo uso, compromete a dirigibilidade do veículo e acelera o desgaste de outros componentes da suspensão.
Assim, não corra riscos desnecessários. Aconselha-se a troca dos amortecedores, preventivamente, antes de 40.000 quilômetros rodados.
Termos de Garantia
Para veículos de passeio é de 2 anos ou 40.000km
A garantia só é valida com a apresentação do certificado devidamente preenchido e a nota fiscal de compra.
APLICAÇÃO VOLKSWAGEN
- GOL 2008 1.0 MI 8V G.V 4P
- GOL 2009 1.6 MI 8V POWER G.V 4P | 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V G.V 4P
- GOL 2010 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER G.V 4P | 1.6 MI 8V I-MOTION G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER I-MOTION G.V 4P
- GOL 2011 1.6 MI 8V I-MOTION G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER I-MOTION G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER G.V 4P | 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V G.V 4P | 1.0 MI 8V SELEÇÃO G.V 4P | 1.6 MI 8V VINTAGE 4P
- GOL 2012 1.6 MI 8V G.V 4P | 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER I-MOTION G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER G.V 4P | 1.6 MI 8V I-MOTION G.V 4P | 1.0 MI 8V ROCK IN RIO 4P | 1.0 MI 8V SELEÇÃO G.V 4P
- GOL 2013 1.6 MI 8V G.V 4P | 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER G.V 4P | 1.6 MI 8V I-MOTION G.V 4P | 1.6 MI 8V POWER I-MOTION G.V 4P | 1.0 MI 8V G.V 2P | 1.0 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V POWER 4P | 1.6 MI 8V POWER I-MOTION 4P
- GOL 2014 1.0 MI 8V G.V 2P | 1.0 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V G.V 4P | 1.6 MI 8V HIGHLINE 4P | 1.0 MI 8V TRACK 4P | 1.6 MI 8V G.V 2P | 1.6 MI 8V - 4P
- VOYAGE 2009 1.6 MI 8V L 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE I-MOTION 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE 4P | 1.6 MI 8V TREND 4P | 1.0 MI 8V - 4P
- VOYAGE 2010 1.6 MI 8V C 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE I-MOTION 4P | 1.6 MI 8V L 4P | 1.0 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V TREND 4P | 1.6 MI 8V TREND I-MOTION 4P
- VOYAGE 2011 1.6 MI 8V C 4P | 1.6 MI 8V TREND 4P | 1.6 MI 8V TREND I-MOTION 4P | 1.0 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V L 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE I-MOTION 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE 4P
- VOYAGE 2012 1.0 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE I-MOTION 4P | 1.6 MI 8V TREND 4P | 1.6 MI 8V L 4P | 1.6 MI 8V C 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE 4P | 1.6 MI 8V TREND I-MOTION 4P
- VOYAGE 2013 1.6 MI 8V CONFORTLINE I-MOTION 4P | 1.6 MI 8V CONFORTLINE 4P | 1.6 MI 8V C 4P | 1.6 MI 8V L 4P | 1.6 MI 8V TREND 4P | 1.0 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V - 4P
- VOYAGE 2014 1.0 MI 8V - 4P | 1.0 MI 8V SELEÇÃO 4P | 1.6 MI 8V - 4P | 1.6 MI 8V HIGHLINE 4P | 1.6 MI 8V SELEÇÃO 4P
10 Cuidados Especiais
10 Cuidados Especiais com os Pneus dos seu carro
1) Mantenha a pressão correta dos pneus:
Cada pneu tem sua pressão de ar específica. Sempre mantenha a pressão recomendada pelo fabricante. É importante que você mantenha uma pressão ideal em todos os pneus do seu carro para que isso possa ajudar a melhorar sua segurança, economia de combustível, dirigibilidade e qualidade de frenagem do seu carro, etc.
2) Verifique regularmente a pressão dos pneus:
Sempre verifique a pressão do pneu quando estiver frio. Provavelmente, você deve verificá-lo antes de começar a pedalar ou 3 a 4 horas após voltar de uma viagem. Isso é sugerido porque os pneus se expandem quando estão quentes, portanto, resultam em uma leitura de pressão incorreta. Você deve verificar a pressão do ar em seus pneus pelo menos uma vez por semana, pois no verão os pneus perdem pressão rapidamente.
3) Encher o pneu com nitrogênio é um mito:
O nitrogênio é um mito, pois os pneus de carros de passeio não precisam de nitrogênio. Deve-se encher com ar em tempo seco porque a umidade torna o ar pesado, portanto, os pneus também ficam pesados, o que pode afetar ainda mais o manuseio e a qualidade da direção do carro.
4) Siga o rodízio de pneus especificado pelo fabricante:
Deve-se sempre seguir o rodízio de pneus especificado pelo fabricante. Isso ajuda no desgaste uniforme do seu pneu e, assim, aumenta sua vida útil. É muito importante fazer o rodízio dos pneus, pois os pneus dianteiros aplicam mais pressão do que os traseiros. Cada uma das rodas do seu carro tem características de desgaste desiguais que tornam a rotação um processo necessário.
5) Não vire os pneus com o carro parado:
Lembre-se sempre que você não deve virar o volante quando o carro não estiver em movimento. Isso pode causar um desgaste desigual e desnecessário dos pneus e, assim, reduzir a durabilidade dos pneus. Isso também afetará seu sistema de direção.
6) Reduza a pressão quando precisar de aderência extra:
Ao dirigir, precisamos atravessar vários tipos de superfícies de estrada. Alguns podem ser lamacentos, alguns arenosos, enquanto outros ainda podem ser nevados ou alagados. Em todos esses casos, nossos pneus passam por uma situação de teste em que precisam proporcionar melhor aderência ao veículo. Recomenda-se reduzir um pouco a pressão dos pneus, pois isso os ajudará a obter a aderência necessária na superfície da estrada e também evitará o desgaste prematuro.
7) Não encha demais os pneus:
Ao encher os pneus com ar, você precisa ter muito cuidado com a quantidade de ar que está empurrando. Lembre-se de que os pneus não devem ser enchidos demais, pois eles se expandem durante a condução e isso pode levar a situações desagradáveis, como estouro dos pneus.
8) Nunca freie ou acelere muito:
Ao dirigir, lembre-se de que você nunca deve frear ou acelerar muito, porque uma frenagem ou aceleração muito forte pode colocar pressão direta nos pneus, portanto, eles perdem a qualidade da borracha mais rapidamente do que o normal.
9) Verifique sempre a banda de rodagem:
Você deve verificar a banda de rodagem de seus pneus regularmente. Um método bastante simples para fazer isso é; pegue uma moeda de uma rúpia e coloque-a entre o piso. Se mais de 2/3 da moeda estiver visível, é hora de substituí-los por um novo jogo de pneus.
10) Evite freios e choques na estrada:
Ao dirigir, você deve ficar longe dos meios-fios. Se o seu veículo bater em alguma das pedras duras ou saliências na superfície da estrada, leve-o a um mecânico profissional e verifique sua segurança. Nesses casos, seus pneus podem sofrer sérios danos estruturais.
As 10 Principais Dicas De Cuidados Com Os Pneus
Aqui estão dicas simples de cuidados com os pneus para ajudá-lo a manter a saúde de seus pneus.
Uma boa experiência de condução é proporcionada por pneus de boa qualidade. O cuidado e a manutenção dos pneus, portanto, são o fator mais importante não apenas para o conforto da viagem, mas também para a segurança. Aqui está um guia simples de cuidados e manutenção de pneus que você pode seguir para garantir a boa saúde de seus pneus.
1. Verifique E Mantenha A Pressão Correta Dos Pneus Do Carro
A segurança de um pneu começa com a inflação. É a pressão do ar nos pneus que permite que o pneu suporte a carga, agarre a estrada e absorva os choques. Cada pneu de carro tem uma pressão de inflação recomendada, sendo a pressão de pneu ideal esperada para um bom conforto de condução, segurança e maior eficiência de combustível. O manual do proprietário do seu carro lista a pressão de enchimento dos pneus recomendada. Em caso de aumento ou mudança de P para LT métrico ou vice-versa, consulte o fabricante do pneu ou do veículo para obter informações sobre a pressão de inflação correta. Dirigir com um pneu murcho pode causar rachaduras no pneu e perda severa de ar. Por outro lado, a pressão excessiva pode reduzir a capacidade de absorção de choque do pneu, resultando em uma condução difícil. Um medidor de pressão dos pneus é um dispositivo útil que você pode manter no porta-malas do carro para verificar regularmente a pressão dos pneus por conta própria.
2. Verifique A Profundidade Do Piso Do Pneu
Ao dirigir em condições de estrada variadas, a estabilidade do seu carro é mantida, graças à profundidade ideal do piso do pneu. Bandas de rodagem mais profundas proporcionam máxima aderência e desempenho. Dirigir por longas distâncias com o tempo desgasta as bandas de rodagem dos pneus. A profundidade do piso deve ser verificada regularmente e deve ser substituída se cair abaixo de 1,6 mm. Além disso, todos os pneus de hoje têm indicadores de desgaste da banda de rodagem que aparecem quando as ranhuras da banda de rodagem atingem 1,6 mm. Isso indica que o pneu deve ser substituído. Uma boa prática é verificar você mesmo a profundidade do piso com a ajuda de um medidor de profundidade do piso ou mandar verificar pelos técnicos de pneus durante as visitas de rotina de manutenção do carro.
3. Alinhamento E Balanceamento Das Rodas
O alinhamento e o balanceamento das rodas são dois procedimentos adicionais de manutenção cruciais que fazem parte da manutenção dos pneus. O alinhamento das rodas é um processo no qual os ângulos das rodas são ajustados para obter estabilidade e conforto de condução ideais. Pneus desalinhados são mais propensos a danos e má dirigibilidade em terreno molhado, colocando em risco a segurança do motorista. O outro serviço de pneus que deve ser considerado é o balanceamento de rodas. Devido a colisões com buracos ou desgaste irregular dos pneus, as rodas ficam desbalanceadas. As rodas desbalanceadas provocam vibrações na direção, no banco e no assoalho, causando desconforto ao dirigir. Ambos os serviços de manutenção são geralmente efetuados em conjunto e ajudam muito na eliminação de saltos de pneus, vibrações e problemas no volante.
4. Rotação Dos Pneus
Periodicamente as posições dos pneus do carro devem ser trocadas em padrões específicos. Os padrões nos quais os pneus devem ser girados dependem do tipo do seu veículo e devem ser feitos conforme as instruções do fabricante do carro. O rodízio de pneus é uma dica de manutenção que garante o desgaste uniforme dos pneus. Também ajuda a prolongar a vida útil do pneu.
5. Dirija Dentro Do Limite De Velocidade
Dirigir precipitadamente não só compromete sua segurança, mas também afeta a vida útil do pneu. Dirigir em alta velocidade faz com que você bata em lombadas e buracos com mais força, prejudicando a estrutura dos pneus. A aplicação de freios bruscos e condução brusca tem um grande impacto nas paredes laterais do pneu. Portanto, sempre que você estiver se aproximando de uma lombada ou buraco, reduza a velocidade antes.
6. Não Misture Ou Não Combine Seus Pneus
Em qualquer veículo, é sempre aconselhável usar pneus de tamanho idêntico, LI/SI e padrão no mesmo eixo. Os pneus originais fornecidos pelo fabricante do automóvel cumprem todos os requisitos e proporcionam um desempenho ótimo nas condições indicadas pelo fabricante do automóvel. Assim, na hora de trocar os pneus, opte por um de marca similar ou que corresponda a todas as especificações.
7. Evite Patinação Extrema Dos Pneus
Por exemplo, considere que você está em um passeio offroad e acidentalmente seu carro fica preso na areia ou na lama. Para se recuperar dessa situação, você acelera muito, o que leva ao patinamento excessivo das rodas. Isso superaquece os pneus devido ao aumento do atrito e causa danos graves. Se estiver nesse tipo de situação, tente fazer um movimento de balanço suave para frente e para trás para liberar o carro.
8. Evite Sobrecarregar o Carro
Nunca sobrecarregue seu carro, pois isso causa estresse excessivo nos pneus e outras peças do carro. Os resultados da sobrecarga também incluem aumento do consumo de combustível, mau manuseio e danos aos pneus. Além disso, para qualquer veículo, ter pneus com capacidade de carga e largura de aro corretas é vital para a correta distribuição e funcionamento da carga do pneu. O manual do proprietário do veículo também especifica um parâmetro denominado índice de carga, que denota a carga máxima que um pneu pode suportar com a inflação máxima segura. Certifique-se também de consertar pneus que correspondam a esse índice de carga.
9. Faça A Manutenção Periódica Dos Pneus
O exame frequente dos pneus ajuda a prolongar sua vida útil. Enquanto algumas anormalidades externas podem ser identificadas por uma rápida inspeção física, algumas internas podem exigir uma avaliação profissional mais completa. Portanto, é recomendável visitar uma loja de pneus de confiança e fazer a revisão periódica de todos os pneus do seu carro. Um profissional irá ajudá-lo a conhecer a saúde dos seus pneus e também irá recomendar as melhores soluções.
10. Não Atrase o Reparo Do Pneu
Um pneu que tenha sofrido pequenos danos como furo, pequenas rachaduras ou cortes pode ser reparado, desde que esteja nos limites reparáveis. É importante consertá-lo imediatamente porque dirigir com um pneu danificado aumenta os danos que se tornam irreversíveis e o pneu precisa ser substituído. Por exemplo, dirigir com um pneu furado causa estresse intenso no pneu, levando ao enfraquecimento das paredes laterais. E um pneu com flanco comprometido é considerado irreparável. Portanto, conserte o pneu furado imediatamente antes que seja tarde demais. A manutenção e cuidados com os pneus são tão importantes quanto os cuidados com o carro. Portanto, certifique-se de seguir as dicas de cuidados com os pneus acima para um passeio seguro e agradável.